28 de novembro de 2025

ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL | COMUNICADO DA PRESIDENTE CESSANTE


A Lei em vigor postula que as escolas públicas em Portugal se orientem pelos princípios da igualdade, da participação e da transparência dos seus órgãos de autonomia e gestão. De entre os princípios e objetivos consagrados, destacam-se o contributo para o desenvolvimento do espírito e da prática democráticos, a garantia da participação de todos os intervenientes no processo educativo, nomeadamente dos professores, dos alunos, das famílias, das autarquias e de entidades representativas das atividades e instituições económicas, sociais, culturais e científicas, o pleno respeito pelas regras da democraticidade e representatividade dos órgãos de administração e gestão da escola, garantida pela eleição democrática de representantes da comunidade educativa.
No dia 26 de novembro de 2025, na nossa Escola, viveu-se, uma vez mais, a democracia. Num ambiente sereno e colaborativo, como deve ser, a comunidade escolar elegeu os seus representantes com assento no Conselho Geral, quadriénio 2025/2029. Aos(às) professores(as), alunos(as), assistentes técnicos(as) e operacionais que se organizaram e apresentaram as respetivas candidaturas, ora sufragadas, devemos o reconhecimento pelo sentido de responsabilidade e de missão, em defesa da causa pública, em geral, e da nossa Escola, em particular. O facto de, em dois dos Colégios eleitorais, termos estado em presença de listas únicas, não é, seguramente, demérito daqueles(as) que, generosamente, se apresentaram e submeteram ao escrutínio dos seus pares…
A todos aqueles que contribuíram para este resultado, não esquecendo as alunas que, de forma tão exemplar, constituíram a Mesa eleitoral, lado a lado com a representante da Junta de Freguesia de Alcântara, os colegas da comissão de verificação e, obviamente, os votantes, dirijo o meu reconhecimento, enquanto Presidente do Conselho Geral cessante.  É chegada a hora de passar o testemunho, com a convicção de que o pulso das instituições se mede pela forma como se acolhe e integra, nas nossas práticas, a pluralidade e a diversidade de sensibilidades e de opiniões expressas em liberdade.
A Presidente do Conselho Geral cessante,
ISABEL LE GUÉ
27/11/2025