10 de julho de 2022

INFORMAÇÃO | Pedidos de Reapreciação das Provas e Exames

Na eventualidade de o aluno pretender solicitar a reapreciação da prova/exame deve ter em conta duas fases distintas:

a) A consulta das provas, que se destina a permitir que o aluno possa conhecer a classificação que foi atribuída a cada questão da prova;

b) A reapreciação propriamente dita, que tem início quando o aluno, após a consulta da prova, entende prosseguir o processo de reapreciação e, por esse motivo, apresenta o requerimento de reapreciação e a alegação.

Pedido de Consulta da prova

1 – O requerimento para a consulta de prova, Modelo 09/JNE, deve ser descarregado da página da Escola, preenchido pelo encarregado de educação ou pelo próprio aluno, quando maior, e deve ser dirigido à Diretora da Escola.

2 – O aluno / encarregado de educação deverá enviar o requerimento para o seguinte email reapreciacoesexames@esrda.edu.pt.

3 – A cópia da prova será facultada ao aluno no dia útil seguinte, após o pedido ter sido efetuado, dentro do horário de funcionamento dos Serviços de Administração Escolar (SAE), das 9:00h às 16:00h.

4 – O aluno deve proceder ao pagamento dos encargos nos SAE, após o que deverá dirigir-se ao Secretariado de Exames (sala 10) para levantar a cópia da prova.

Pedido de Reapreciação

1 - O requerimento deve ser formalizado, nos dois dias úteis seguintes à data em que a cópia da prova foi facultada, através do Modelo 11/JNE, dirigido ao Presidente do JNE.

2 – O pedido de reapreciação é acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 11-A/JNE.

3 - Quando a alegação não for redigida no Modelo 11-A/JNE, deve ser anexada ao referido modelo, o qual serve de folha de rosto.

4 - A validação do requerimento é formalizada mediante pagamento nos SAE.

Calendário de Reapreciações 1.ª fase

ENSINO BÁSICO

ENSINO SECUNDÁRIO

Nota: Todos os modelos estão disponíveis em https://www.dge.mec.pt/modelos