17 de março de 2021

INFORMAÇÃO | Avaliação externa e conclusão de ciclos e níveis de ensino

Em Conselho de Ministros foram estabelecidas as medidas extraordinárias relativas a avaliação externa e conclusão de ciclos e níveis de ensino, destacando-se as seguintes informações:

O cancelamento das provas de aferição e das provas finais de ciclo do 9.º ano.

A conclusão do ensino secundário e o acesso ao ensino superior fazem-se exatamente nos mesmos termos do ano letivo passado. Ou seja:
        Os alunos terminam o ensino secundário com a classificação interna, isto é, não fazem exames para conclusão e certificação;
       Os alunos inscrevem-se e realizam apenas as provas de ingresso que pretendem.

Para continuar o diagnóstico de aprendizagens eventualmente perdidas, essencial para o planeamento de futuras medidas, realiza-se um estudo amostral, para o qual se prevê a utilização dos instrumentos de aferição nas datas previstas.

No caso do Ensino Profissional e Artístico, admite-se a realização de Provas de Aptidão Profissional e Artística à distância, em caso de necessidade, e a prática simulada.

INFORMAÇÃO DA DGEstE ÀS ESCOLAS