Figura histórica com forte compromisso ligado a causas de cariz humanitário e social cuja iniciativa e empenho demonstrou na fundação de instituições como o Instituto Nacional de Socorros a Náufragos, o Museu dos Coches e o Dispensário de Alcântara, o seu legado é uma inspiração dos valores de solidariedade e cidadania ativa que orientam a missão da nossa Escola.
No dia 29 de setembro, a comunidade educativa foi convidada a assistir e participar num programa que incluiu ações de sensibilização para as medidas de autoproteção, uma palestra orientada pelo Dr. Hugo Caldeira sobre a temática da IA na Educação, dramatizações de momentos significativos da ação filantrópica e de apoio social da Rainha encenadas pelos alunos e membros da Associação Alegria de Viver. A culminar, decorreu um espetáculo surpresa de arte equestre com o cavaleiro profissional na modalidade de equitação do trabalho, Miguel da Fonseca.
Momento de entusiasmo e reconhecimento dos resultados escolares, empenho, valores e princípios morais dos alunos foi a cerimónia de entrega dos certificados de mérito e de excelência aos alunos no ano letivo de 2024/2025.
À festa juntou-se a promoção da Associação de Pais/Encarregados de Educação, do Projeto Erasmus+ e o serviço da Biblioteca Escolar com exposição de trabalhos dos alunos, Dia Europeu das Línguas e curiosidades biográficas da Rainha.
A celebração que se pretendeu ser mais um elo identitário entre todos os membros da comunidade educativa terminou com um momento de convívio onde puderam ser apreciadas as queijadas D. Amélia, doçaria açoriana feita em honra da rainha e confecionada pelo Projeto Cozinha Experimental (Ciência Viva).